Governo
05 Novembro de 2021 | 18h11

ANGOLA E COSTA DO MARFIM

Projectos paralisados vão retomar após melhoria da situação epidemiológica

O embaixador da Costa do Marfim em Angola, Desiré Bosson Assomoi, garantiu esta sexta-feira, 05 de Novembro, que os projectos com Angola nos domínios dos Transportes e da Agricultura, paralisados por conta da COVID-19, vão continuar tão logo a situação melhore.

"A ponte aérea entre Abidjan e Luanda poderia ser restabelecida, porque já tínhamos trabalhos totalmente feitos, mas a COVID-19 veio paralisar tudo que tínhamos em carteira”, referiu o diplomata, em declarações à imprensa no Palácio Presidencial, onde foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, para apresentar os cumprimentos de fim de missão em Angola.

No domínio da Agricultura, no âmbito da cooperação científica, Desiré Bosson Assomoi disse que deveria haver uma coordenação e cooperação eficaz entre o Ministério angolano da Agricultura e do Cacau da Costa do Marfim, mas infelizmente os projetos ainda estão em carteira por causa da COVID-19.

"Esta pandemia mundial veio de facto parar com tudo quanto havíamos planejado e começado a dar alguns passos. Por isso, como disse ao Presidente da República, o meu desejo é que essa pandemia possa terminar, que a comunidade científica e a comunidade internacional ajudem, para podermos, dentro dos vários caminhos de cooperação já identificados que temos em carteira, relançar já aqueles que dá para fazê-lo. É o nosso desejo apesar de estarmos a deixar Angola. Esperamos que isso possa acontecer”. 

Desiré Bosson Assomoi disse ter sido bem acolhido em Angola, tendo enaltecido as relações entre os dois países.

"As relações entre Angola e Costa do Marfim são muito boas. Não existe nenhuma nuvem que pode pairar nas relações existentes entre Angola e a Costa do Marfim, que são de facto muito boas”, afirmou.