Governo
10 Janeiro de 2022 | 21h01

ANGOLA E CABO VERDE PREPARAM ACORDO NO DOMÍNIO DOS TRANSPORTES

Angola e Cabo Verde estão a trabalhar para estabelecer brevemente um acordo no domínio dos transportes aéreos e marítimos entre os dois países.

A informação foi avançada pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, durante uma conferência de imprensa conjunta, no final das conversações oficiais, no quadro da visita a Angola do Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves.

O Presidente da República disse ser interesse de Angola ter ligação área não apenas entre os dois países, mas também com outros destinos na África Ocidental, Europa e Estados Unidos da América.

"Estamos a trabalhar com celeridade, no sentido de criarmos uma empresa que, a partir de Cabo Verde, possa explorar o mercado da África Ocidental. Portanto, trazer os passageiros dos países da África Ocidental onde Cabo Verde está inserido em benefício de todos”, disse.

Na ocasião, João Lourenço manifestou também o interesse de Angola em aprofundar as relações no sector da Hotelaria e Turismo e beneficiar da experiência de Cabo Verde que fez um forte investimento na formação do homem.

"Angola tem potencialidades adormecidas que precisam de ser exploradas, mas para isso acontecer o factor homem é muito importante”, sublinhou. 

Igualmente na conferência de imprensa, o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, realçou que Angola é um parceiro que tem dado um grande contribuído para o desenvolvimento do seu país.

"Contamos com Angola como importante parceiro para continuarmos esta gesta de desenvolvimento de Cabo Verde,  mas a África também conta com Angola”, frisou.

Angola é o primeiro país em que o Presidente da República de Cabo Verde realiza uma visita oficial desde que tomou posse em Novembro do ano passado.

José Maria Neves considerou a sua visita um tributo do povo cabo-verdiano pela forma amiga como Angola tem tratado Cabo Verde.