Desporto
15 Julho de 2020 | 13h05

Angola assume liderança do Comité de Auditoria da SADC

Angola assume a presidência do Comité de Auditoria da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), com a eleição do quadro sénior do Tribunal de Contas, Nvela Mário António.

A eleição do quadro angolano aconteceu a sete deste mês durante a realização da 28.ª Reunião do Comité de Auditoria da SADC, realizada por videoconferência.
 
Angola concorreu ao cargo com mais dois membros elegíveis da organização, a República Democrática do Congo e o Botswana (país sede da organização).
 
Nvela António vai exercer o cargo de Presidente do Comité de Auditoria da SADC por um período de dois exercícios económicos (2020/ 2021 e 2022/2023).
 
Nvela Mário António substitui no cargo o moçambicano Jeremias Zuand, alto funcionário do Tribunal Administrativo.
 
O Presidente do Comité de Autoria da SADC exerce, dentre outras competências, a de presidir as Reuniões do Comité de Auditoria, autorizar a submissão Relatório Anual de Actividade do Comité de Auditoria ao Conselho de Ministro da SADC.  
 
Num conjunto de muitos critérios concorreram para a eleição de Nvela António, a experiência na elaboração do Parecer à Conta Geral do Estado, de relatórios financeiros, gestão de risco e/ou controlo interno com experiência de trabalho relevante de não menos de três anos nas áreas de Contabilidade, Complience, Governança Corporativa e Auditoria.
 
Nvela António é funcionário do Tribunal de Contas desde 2013. Actualmente, mestrando em Direito e Gestão de Negócio de Petróleo e Gás pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.
 
Licenciado em Economia na Especialidade de Contabilidade e Auditoria pela Faculdade de Economia da mesma Universidade.
 
Angop