Economia
29 Julho de 2020 | 14h48

ANAVI apóia estratégia do MINDCOM sobre a produção nacional

Cadeia de distribuição de frangos no circuito nacional deve harmonizar-se com a produção local de ração a base de milho e soja.

A Associação Nacional dos Avicultores (ANAVI) garantiu, recentemente, em Luanda, que o país tem produtores de frango que, na condição de consórcio, podem chegar a colocar, anualmente, dez mil toneladas de carne de frango no mercado interno.

A declaração foi feita durante uma audiência que lhes foi concedida pelo Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, durante a qual afirmaram que se revêem na estratégia gizada pelo MINCOM, no que toca à produção nacional e substituição das importações, e estão a trabalhar no sentido de atingir altos volumes de produção de frangos em Março de 2021.

 Marcelo Pereira, Consultor da ANAVI, explicou que há operadores econômicos a distribuir, pelo país, cinco mil toneladas de carne de frango por ano e tal é apenas metade da sua capacidade de distribuição/ aquisição. Portanto, segundo as constatações da associação, o país tem capacidade produtiva instalada para atender a demanda dos distribuidores. Mas existem outros factores que limitam a produção, dentre eles, realça-se a produção de ração, a qual não atende às necessidades dos produtores.

“Para atingir as dez mil toneladas de carne de frango, a cadeia de produção precisa de 30 mil toneladas de ração, sendo 20 mil de milho e 15 mil de grão de soja. E o preço alto do milho não sustenta a cadeia de produção”, afirmou o consultor.

No âmbito da sua visão e estratégia para aumentar a produção nacional, como informou a ANAVI ao MINDCOM, a associação está a trabalhar em colaboração com aqueles que estão a operam neste seguimento para juntos revitalizar as produtoras que estão em vias de falência ou que já pararam as suas actividades.

Em outubro estarão lançando uma campanha de produção de grãos que esperam colher em Fevereiro, como forma de garantir que a cadeia funcione desde o produtor do grão ao distribuidor do frango.

Actualmente, o preço da caixa de ovos chega ronda os 27 mil kwanzas, sendo que cada unidade de ovo é comercializada acima de 100kz.