Sociedade
07 Agosto de 2020 | 11h16

Administrador quer adesão à campanha de registo de nascimento

O administrador municipal da Catumbela, Fernando Belo, pediu hoje, quinta-feira, uma maior adesão da população à campanha de registo de nascimento e de atribuição do Bilhete de Identidade, lançada em Julho último, na comuna do Biópio.

Até o momento, a referida campanha beneficiou já 789 pessoas no Biópio, das quais 308 poderão tratar o BI brevemente, número considerado ainda irrisório por Fernando Belo.

O responsável adiantou que serão realizadas campanhas de educação, sensibilização e mobilização da população, para uma maior adesão a esse programa.

O administrador criticou também a atitude de muitos cidadãos que se recusam a levantar os seus documentos, com realce para o Bilhete de Identidade, daí ter sugerido mais mobilização e colaboração.

Segundo Fernando Belo, os utentes devem ser consciencializados da obrigatoriedade de levantarem os seus documentos pessoais, uma vez que o Estado despende muito dinheiro para garantir esses documentos aos cidadãos.

“Futuramente, o BI pode vir a funcionar também como cartão eleitoral e, por isso, o Estado leva a cabo essa massificação, que prevê a isenção na aquisição desse documento fundamental e que vai contribuir para a participação dos cidadãos no processo autárquico”, enfatizou.

Nesta senda, solicitou às administrações comunais da Catumbela, do Biópio, Gama e da Praia do Bebé, no sentido de coordenarem melhor a campanha dos registos, para que abranja todas as pessoas ainda sem assento de nascimento ou Bilhete de Identidade.

A título de exemplo, lembrou que, recentemente, uma viatura do Serviço de Identificação Civil esteve na Catumbela, por algum tempo, mas a entrega dos BI’s emitidos atingiu apenas 50 porcento.

                                                                                                         Angop