Governo
18 Novembro de 2021 | 22h11

ACREDITAÇÃO

Chefe de Estado recebe cartas credenciais de novos embaixadores

Quatro novos embaixadores residentes e não residentes acreditados em Angola apresentaram as suas cartas credenciais ao Presidente da República, João Lourenço, esta quinta-feira, 18 de Novembro, no Palácio Presidencial. 

Os diplomatas residentes são os das Repúblicas da Alemanha, Stefan traumann, da Cote d`Ivoire, Somet Santiero Jean-Marie, e da Guiné-Bissau, Apolinário Mendes de Carvalho.

Não residente, é a embaixadora da Grécia em Angola, Calliope Penny Douti.

À saída da cerimónia com o Chefe de Estado angolano, depois de apresentar as cartas credenciais, o novo embaixador da República da Guiné-Bissau, Apolinário Mendes de Carvalho, disse que a ocasião serviu também para manifestar a predisposição do seu país em cooperar com Angola em vários domínios.

"A área da cooperação começa pelo reforço da amizade, da solidariedade e da fraternidade. Nós temos muita coisa do ponto de vista económico. Há cooperação governamental e também económica”, afirmou o diplomata guineense.

Apolinário Mendes de Carvalho assegurou que vai trabalhar para que a comunidade guineense, com um número significativo de cidadãos, possa estar numa situação mais confortável.

 

No seu ponto de vista, os laços históricos que unem os dois países devem ser preservados.

"Penso que a questão fundamental é cuidar daquilo que é a herança que temos. Não estamos a construir nada de novo, porque o povo angolano e o povo guianense ao longo da história construíram um quadro de relacionamentos com laços históricos, culturais, linguísticos e até de sangue. Nós temos a responsabilidade de cuidar disto, de o promover, de o incrementar e colocá-lo à disposição dos povos e das populações dos dois países”, sustentou.

Apolinário Mendes de Carvalho é doutorado em ciências políticas e começou a exercer diplomacia em 1991. Já foi embaixador do seu país na Bélgica, Holanda, em Luxemburgo e na Suíça.