Sociedade
15 Julho de 2020 | 16h03

Acção Social apoia mil famílias vulneráveis

Acção Social apoia mil famílias vulneráveis Malanje - Mil famílias carenciadas dos municípios de Cunda-Dia-Base e Marimba, na província de Malanje, foram assistidas de Abril à presente data com produtos alimentares e de higienização, no âmbito da mitigação do impacto da Covid-19 nas comunidades.

A informação foi prestada hoje (sexta-feira), pela directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Maria da Cruz, referindo que, para além da entrega de bens, o gabinete, através dos seus técnicos, desenvolveu campanhas de sensibilização comunitária contra a pandemia.

Durante o período em referência, acrescentou, foram recolhidas 42 crianças de rua, com vista a evitar a sua exposição à contaminação do novo coronavírus, das quais 35 voltaram ao convívio familiar, fruto do trabalho de consciencialização junto das famílias, no sentido de protegerem os petizes.

A responsável lamentou o facto de, apesar deste esforço, algumas crianças estarem a retornar às ruas, situação que leva o Governo a analisar um outro plano de reintegração social.

Maria da Cruz disse que grande parte dos menores que insistem em voltar às ruas consome substâncias entorpecentes, pelo que reiterou a necessidade dos pais e tutores assumirem o seu verdadeiro papel, com vista a protecção e desenvolvimento sadio dos mesmos.

Fez saber que, no âmbito da prevenção e combate à Covid-19, o gabinete vai, nos próximos dias, proceder a distribuição de cerca de 500 máscaras a moradores de zonas periféricas da cidade de Malanje.