Sociedade
19 Junho de 2021 | 18h06

ABERTURA DO EVENTO

Presidente da República prestigia Torneio Infantil de Xadrez

O Presidente da República, João Lourenço, procedeu ao lance de abertura do Torneio Infantil de Xadrez designado "Festival Junho Criança”, este sábado, 19 de Junho, no Memorial Dr. Agostinho Neto, em Luanda. 

O campeão africano de xadrez em sub-12, Leonel Soares, aluno da escola DETROV, foi o escolhido para proceder ao lance de abertura do torneio com o Presidente da República. O seu o sonho é ser o melhor xadrezista do mundo. 

A actividade, com a participação de atletas de várias escolas do ensino público e privado, é uma organização da Federação Angolana de Xadrez, com vista a promover a prática da modalidade no país. 

O Presidente da República manifestou o seu compromisso em promover a prática do xadrez pela importância que ela encerra. 

"Não é por acaso que se considera o xadrez o jogo ciência. O xadrez ajuda a desenvolver a concentração, mas sobretudo o raciocínio lógico, o que é fundamental para a vida das pessoas no geral”, disse.

João Lourenço defendeu o ensino do xadrez nas escolas a partir da instrução primária. 

"As crianças devem aprender a jogar xadrez. Este instrumento vai lhes servir para o resto da vida, não apenas na vida estudantil, como também na vida profissional”, justificou. 

Na ocasião, houve troca de tabuleiros de xadrez entre o responsável da Federação Angolana da modalidade e o Presidente da República, ambos como oferta, para marcar o acto. 

A oferta do Presidente da República é destinada ao vencedor do torneio.

"O tabuleiro que acabei te entregar ao Presidente da Federação Angolana de Xadrez é a minha oferta ao vencedor deste torneio”, referiu. 

O jogador Carlos Diogo, da escola MACOV, disse que gosta de jogar xadrez porque  ajuda-lhe a melhorar o nível de concentração e o desempenho na escola. Para ele, a realização do torneio foi uma ocasião oportuna para conhecer o Presidente da República.

O responsável da Federação Angolana de Xadrez, Tito Martins, enalteceu o facto inédito do Presidente da República e a Primeira-Dama prestigiarem o torneio. 

"Hoje, 19 de Junho de 2021 é, para nós desportistas e amigos do xadrez, um dia de extrema importância, porque ao realizar este festival comemoramos condignamente o Dia da Criança Africana, na presença do mais alto mandatário da Nação e com o alto patrocínio da excelentíssima Primeira-Dama da República, um facto inédito para a modalidade em Angola”, realçou.

Mais de 200 crianças participaram do festival que teve como lema: "Xeque Mate aos Abusos Contra a Criança” e assinalou o Dia da Criança Africana, comemorado no dia 16 deste mês.