Saúde
05 Janeiro de 2022 | 12h01

ABERTO AO PÚBLICO

CETEP trata 70 pacientes com COVID-19

O Centro Especializado de Tratamento de Epidemias e Pandemias (CETEP), recentemente inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, já funciona e acolhe neste momento 70 pacientes com COVID-19, e igual número com tuberculose e outras doenças contagiosas.

Na lista dos 70 pacientes com COVID-19, 52 são viajantes que testaram positivo, após ao desembarque no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro”, provenientes do Dubai, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Brasil, Cuba e Portugal.

A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, acompanhada da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, realizaram esta terça-feira, 4 de Janeiro, uma visita a unidade hospitalar, para constatar o seu funcionamento e as condições de atendimento médico e medicamentoso.  

Durante o período da manhã, cumprindo as regras de biossegurança necessárias, a delegação de visitantes percorreu demoradamente o local, interagiu com os pacientes, principalmente crianças e adultos em condições vulneráveis pela idade ou pela doença que os acomete, e auscultou as suas preocupações.

Aos próprios pacientes, foi garantido que serão tomadas medidas para corrigir situações que podem ter solução imediata, e outras para a melhoria de serviços ligados ao fornecimento de alimentação, hospedagem e saneamento, a fim de acabar com alguns constrangimentos existentes.

Durante a visita, constatou-se ainda que os serviços de hemodiálise funcionam normalmente, assim como o atendimento aos pacientes com patologias que exigem um acompanhamento especializado.

Em breve, o centro vai contar com o reforço de 800 técnicos de saúde, seleccionados recentemente no concurso público da saúde.

No final da visita, a ministra de Estado, Carolina Cerqueira, juntamente com a ministra Sílvia Lutucuta, orientou uma reunião com responsáveis do Ministério da Saúde, do Centro, incluindo técnicos, no sentido de encontrarem soluções para o aumento da testagem, melhoria do atendimento médico e medicamentoso, assim como da colaboração com especialistas das áreas de assistência social, para tranquilizar os pacientes.

Os quadros do CETEP foram encorajados a continuar com o espírito de abnegação, de sacrifício e de profissionalismo, a fim de contribuírem para o combate eficaz e continuo à COVID-19.

A ministra de Estado garantiu que o Ministério da Saúde, em colaboração com o Ministério das Finanças, está a desenvolver esforços para que as quotas financeiras sejam disponibilizadas brevemente, para permitir que o Centro preste um melhor serviço aos cidadãos, e que sejam pagos os subsídios devidos aos funcionários.

O Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP), localizado no Distrito Urbano de Calumbo, no município de Viana, é actualmente a maior unidade hospitalar do país, com 1.300 camas.

Erguido numa extensão territorial de 62.210 metros quadros e inaugurada no dia 11 de Novembro, a unidade hospitalar, possui diversos laboratórios equipados com tecnologia de ponta, banco de sangue, serviços de triagem, imagiologia, fisioterapia e psicologia, farmácia, morgue, lavandaria, refeitório para 80 pessoas, dormitório com 192 camas, padaria, diversos compartimentos para atender a área administrativa, grupo gerador, reservatório de água com capacidade de 500 mil litros e um heliporto.