Economia
22 Julho de 2020 | 22h16

Aberta no Cuando Cubango a Campanha de Exploração de Madeira 2020

Depois de cerca de nove meses de suspensão do corte de madeira no Cuando Cubango, o Governo Provincial considera equacionados os principais motivos da interrupção da actividade e procedeu, na manha desta terça-feira, 21 de Julho, em Caiundo, Município de Menongue, à abertura oficial da campanha de exploração 2020.

Depois de cerca de nove meses de suspensão do corte de madeira no Cuando Cubango, o Governo Provincial considera equacionados os principais motivos da interrupção da actividade e procedeu, na manha desta terça-feira, 21 de Julho, em Caiundo, Município de Menongue, à abertura oficial da campanha de exploração 2020.

O Acto foi orientado pelo Governador Júlio Bessa que reiterou a necessidade das empresas que exploram madeira na Província estarem devidamente organizadas a fim de colectivamente se candidatarem aos créditos bancários das linhas de financiamento de apoio de fomento à produção nacional, bem como a necessidade de se transformar pelos menos 60% da madeira localmente através de serrações, carpintarias e de desenvolvimento da indústria de mobílias e equipamentos hospitalares, criando assim postos de trabalho. 

Por outro lado, o Governador sublinhou que a abertura desta campanha não proporcionará novas licenças para a exploração de madeira, uma vez a reorganização do sector na Província passa pelo escoamento, primeiro, dos saldos do produto, ainda nas matas e em estaleiros ou por cortar, resultantes das autorizações dos anos anteriores. 

No quadro da responsabilidade social das empresas florestais, o Governador Provincial foi convidado, durante o acto, a visitar um campo agrícola de 4 hectares que está a ser preparado pelos madeireiros para posterior distribuição às famílias camponesas das aldeias vizinhas, incluindo sementes, fertilizantes e uma motobomba para irrigação a partir do rio Cubango, uma vez que o seu caudal serpenteia juntinho ao campo.

O acto comportou igualmente o corte de uma árvore do tipo Mussala na localidade do Lilunga, como momento simbólico da abertura oficial da campanha, seguido da plantação, pelo Governador, Vice-governadores e outros responsáveis que o acompanharam, de árvores do tipo Mussivi, uma acção que será continuada pelos madeireiros, conforme promessa, no local, do presidente da Associação da classe, AMCC.

Entretanto, à margem da abertura da referida campanha, o Governador Júlio Bessa realizou uma visita de constatação do trabalho de preparação de terras que está a ser realizado no novo Pólo Agrícola de Menongue, situado na localidade do Likola, a 18 quilómetros da sede Comunal de Caiundo.

O Pólo Agrícola do Likola tem já preparados mais de 100 hectares, prontos para receber sementes de cereais na campanha que se avizinha. No total o novo Pólo contará com cerca de dois mil hectares de terras aráveis que, depois de tratadas, serão distribuídas aos agricultores locais e não só, uma vez que outros de reconhecida capacidade, como é caso do conhecido homem da batata Alfeo Vinevala, contribuirão para o desenvolvimento da agricultura na região.

O Pólo Agrícola do Likola vai servir igualmente, no futuro, como ponto de agrupamento e desenvolvimento das várias aldeias dispersas na região, no quadro do programa do Governo Provincial que pretende, com esta concentração, instalar infra-estruturas administrativas com serviços de saúde, educação, registo civil e outros, em locais que permitam beneficiar, em simultâneo, maior número de aglomerados populacionais, incluindo famílias da comunidade KHOISAN, que de forma nómada circulam pela Província.