Política
12 Julho de 2021 | 14h07

A PARTIR DE HOJE

Conferência da CPLP decorre em Luanda

A décima terceira Conferência de Chefes de Estados e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) começa na tarde de hoje, 12 de Julho, no Hotel Intercontinental, em Luanda. 

Nesta conferência, que vai até sábado, 17 de Julho, Angola assumirá a presidência rotativa da organização, que este ano celebra 25 anos de existência.

O evento arranca com a reunião dos pontos focais de cooperação (os coordenadores nacionais dos Estados-membros da CPLP), que durante dois dias vão analisar os grandes temas estruturantes da comunidade, como o reforço do enquadramento estratégico da cooperação da CPLP; a partilha de informação pelos Estados-membros sobre as actividades em execução nos respectivos contextos e a cooperação económica, empresarial, cultural e a mobilidade, com base no lema central "Construir e Fortalecer um futuro Comum e Sustentável”.

De acordo com o programa, quarta-feira, dia 14, será realizada a reunião do Grupo Técnico do Comité de Concertação Permanente e, no dia seguinte, a ducentésima quadragésima quarta (244ª) reunião estatutária do Comité de Concertação Permanente, no mesmo local, a partir das 9 horas. 

Ainda na manhã de quinta-feira, no Hotel Trópico, está agendada a terceira reunião do Conselho Nacional sobre Segurança Alimentar e Nutricional, e a Mesa Redonda sobre cooperação económica e empresarial.

Dia 16 de Julho, sexta-feira, as atenções estarão novamente voltadas para o Hotel Intercontinental, onde se realizará a vigésima sexta reunião ordinária do Conselho de Ministros desta organização, para preparar a agenda da décima terceira Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, reservada para sábado, dia 17. 

O debate político vai girar em torno tema "Fortalecer e promover a cooperação económica e empresarial em tempo de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável dos países da CPLP”.