SECRETÁRIO DE ESTADO DO INTERIOR (JOSÉ BAMÓQUINA ZAU)

Perfil do secretário de Estado

José Bamóquina Zau 

Secretário de Estado para o Interior

Filho de: Daniel Bamóquina Zau e de Josefina Zau 

Nasceu no dia 1 de Maio de 1972

Natural de Maluango Nzau 

Licenciado em Direito pela Universidade Marien Ngouabi, desde 1996 e tornou-se mestre em Direito privado em 1998.

Carreira Profissional

2002: Ingressa no funcionalismo público no Ministério da Educação em, como técnico Superior na província de Cabinda;

2005: Colocado a leccionar, na Universidade Agostinho Neto, como docente assistente estagiário;

2007: Ingressa no Ministério do Interior, por decisão política à luz do Memorando do Namibe em 2006, ostentando actualmente a patente de comissário prisional.

2000-2007: Jurista de formação foi coordenador da disciplina de "Organização de Estado Angolano”, em Cabinda;

2005-2012: Docente universitário, colocado na Faculdade de Direito da UON (Universidade Onze de Novembro), onde leccionou as cadeiras de Ciência Política e Direito Constitucional no 1ª Ano, Direito Penal I, no 3.º Ano e Direito Constitucional II, no 5.ª ano.

2012 até a presente data é docente-regente de cadeira, no instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais da Polícia Nacional, leccionando a Cátedra de Introdução ao Estudo do Direito.

Frequentou vários cursos de curta duração e seminários de capacitação:

2007: Curso de formação de formadores no âmbito da reforma educativa; (Luanda 2006); Agregação pedagógica

2008: Formação de gestor público (ENAD); Capacitação dos gestores públicos em matéria de combate à corrupção (ENAPP); Estratégia de segurança pública (Israel 2015).

2006: Co-formador na base de um seminário de quadros oficiais generais das FAA e comissários da Polícia Nacional. Tem sido convidado em conferências nacionais e internacionais em matéria de direitos humanos, tráfico de seres humanos, migração e imigração, plano de contingências, entre outras.

Carreira Polícia

Militante do MPLA (Movimento Popular para Libertação de Angola).

2007: Nomeado para o cargo de Vice-Ministro do Interior;

2010: Reconduzido por Despacho Presidencial ao cargo de Vice-Ministro do Interior para o Serviço Penitenciário.

2012: Nomeado e empossado como Secretário de Estado do Ministério do Interior para o Serviço Penitenciário. Cumpriu várias missões de Estado nos seguintes países: Tchad, Costa do Marfim, Benin, Gabão, Guiné Equatorial, República do Congo, Etiópia, Coreia do Sul, Bélgica, Zâmbia, Uganda, Namíbia, África do Sul, Guiné Equatorial, Gâmbia, Tanzânia, Lesotho, Moçambique, Egipto, Marrocos, Zimbabwe, Bélgica, Suíça, Portugal.

2011-2016-2019: Participou de vários cursos de formação político-ideológica para quadros e membros do Comité Central do MPLA

2017: Eleito Deputado no Parlamento (posição 76) e convidado a integrar a II Comissão da Assembleia Nacional.

2017: Nomeado Secretário de Estado para o Interior, com o seu mandato na IV Legislatura suspenso, por imperativo legal.

Outras actividades

2008: Participou activamente da materialização dos Diplomas Legais de Implementação e funcionamento do Sistema de Protecção Social do Pessoal do Ministério do Interior em (CPS).

2015: Contribuiu activamente na concepção, elaboração e defesa dos relatórios de Angola junto do Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas (Genebra 2015);

2012: Participou do Comité de Direitos Humanos da União Africana (Banjul 2012), na Política Migratória da Região Austral (MIDSA), Protecção de crianças e género (Maputo, Addis Abeba), Diálogo Migratório Internacional (Nova York, Genebra);

2018: Representante Plenipotenciário de Angola no diálogo migratório mundial realizado em Marraquexe-Reino de Marrocos, em 2018.

Continua empenhado em missões de acompanhamento, ajuda e controlo às Delegações Provinciais do MININT, assim como em trabalho de auscultação dos órgãos operativos do mesmo (Polícia Nacional, Serviços de Investigação Criminal, Migração e Estrangeiros, penitenciário e de Protecção Civil e Bombeiros). 

Cumpriu várias missões para a defesa da estratégia do MININT e do Estado, chefiando algumas comissões bilaterais, mistas permanentes, entre 2009 e 2017. 

É membro e sócio da Agremiação Desportiva Inter Club de Angola, onde ocupa desde 2008 o cargo de Vice-Presidente da mesa da Assembleia Geral.

Línguas Faladas

Fala fluentemente Português, Francês, Inglês, Espanhol (básico), Ibinda, Kikongo e Lingala.