LINO SANTOS (LUNDA NORTE)

Perfil do vice-governador PARA os serviços Técnicos e Infra-estruturas


LINO SANTOS 

Nasceu no dia 22 de Julho de 1968 

Natural do Cuilo, província da Lunda Norte

É Licenciado em Arquitectura e Urbanismo na Universidade Agostinho Neto; frequentou o Curso Médio de Construção Civil e Industrial no Instituto Técnico de Penza, ex U.R.S.S. 

A nível profissional conta com formações e actividades de técnico de construção civil e industrial; arquitecto/urbanista; orçamentista de construção civil; computação e acção sobre promoção a oficial. 

É técnico inscrito no Governo provincial de Luanda para fiscalizar, projectar e dirigir obras de construção civil, com nº1433/1331; também fiscaliza, projecta e dirigi obras de construção civil no Governo Provincial da Lunda-Sul, com o nº0013. 

Participou do 6º, 9º e 10º Conselhos Internacional de Arquitectura de Língua Portuguesa, CIALP em Luanda, Rio de Janeiro e Matosinho-Porto, Portugal nos anos de 2003 e 2007.

Em 2006 frequentou os cursos de Gestão Moderna e de Liderança Competitiva no Catoca, Lunda Sul. 

Quanto a sua experiencia profissional, de 1989 a 1992 também foi técnico de Construção Civil na Emproe UEE, obra do Mausoléu e mais tarde chefe de Sector de Orçamento do Departamento  de Produção, Emproe UEE, em Luanda; um ano depois passou a instrutor de Táctica Policial na Cátedra de Técnica Policial na Escola Nacional de Policia para Ordem Pública Capolo I, em Luanda. 

De 1999 a 2001 fez o estágio no Sector de Engenharia e Planeamento na Odebrecht, Lda, Luanda, onde mais tarde assumiu a função de Arquitecto para o gerenciamento de Projectos das obras a cargo da Odebrecht, Lda também em Luanda; ainda em 2003 foi chefe do Sector de projectos do Departamento de Projectos do GEPE, Governo Provincial de Luanda; Neste mesmo ano assumiu ainda a responsabilidade do Sector de Engenharia e Planeamento do Departamento de Infra-Estruturas na Sociedade Mineira de Catoca até a presente data; Lino dos Santos é docente na Universidade Agostinho Neto na cadeira de Projecto Arquitectónico desde 2005 no Instituto Superior de Ciência e Tecnológico da Lunda Sul. 

De 2008 a 2010 exerceu a função de Director Provincial das obras Públicas da Lunda Norte. Tendo sido nomeado a Vice-Governador para os Serviços Técnico e Infra-estruturas do Governo da Lunda Norte, desde 2010 até a data.